top of page

O amor, o medo, a fé e a energia: como é esse ecossistema na nossa vida?

Saiba como a Inteligência Espiritual está conectada com a Saúde Emocional e os sentimentos.

O que suas emoções dizem sobre você?


O que a Inteligência Espiritual pode fazer para nossa Saúde Emocional? Como podemos aprender com os nossos sentimentos? De que maneira a forma que amamos está conectada com o medo? E como essas emoções constroem ou até mesmo desconstroem as relações? Como a pode ser um guia de nossas ações?


Neste artigo, além de responder essas perguntas, falaremos do ponto de vista da Bioquímica das Emoções sobre o amor, o medo e a fé. Boa leitura!


3, 2,1... feliz novos sentimentos!


Em clima de final de ano, recolhemos nossas memórias e reavaliamos tudo que aconteceu nesses 365 dias de 2022. Listamos o que fizemos, ponderamos o que deveríamos ter feito e nos arrependemos de uma série de atos.


Componentes intimamente interligados que são a base para uma vida plena. E a chave para equilibrar todos esses aspectos é a consciência: quanto maior seu conhecimento sobre o assunto e quanto mais elevado o seu estado de consciência, melhores serão suas atitudes frente aos desafios que a vida impõe.


Todo esse processo de autoconhecimento nos leva a três caminhos: o amor, a fé e a inteligência espiritual.

Amor, a química que tanto desejamos e pouco entendemos.


Afinal, o amor está onde? Ele realmente está no seu coração? Essas perguntas podem nos revelar múltiplas respostas. Essa subjetividade do sentimento gera inúmeras dúvidas sobre qual seria o caminho do coração.


Faça o exercício de análise, de perguntar para seus “problemas” onde está o amor nessa situação e perceba em si a resposta: esse é o primeiro passo dessa jornada.


A energia do coração: a bússola da vida.


Quando falamos em Amor, nos ligamos com campo do coração, muito intenso na nossa energia humana, e as respostas recebidas nesse campo vêm em forma de sentimentos, percebidos e possíveis de serem interpretados pela nossa mente consciente. ⠀


A energia do coração é como uma bússola, que nos mostra com clareza um caminho alinhado com nossos desejos e propósitos mais profundos. Em todos os “problemas”, ali há também o Amor falando: e é ele que te mostra a saída!


Amor não exige perder!


Você não precisa perder todos os seus medos para só então vivenciar o amor.


O Amor, com “A” maiúsculo mesmo, é o tecido que liga tudo e todos, é a expressão da energia do espírito. E não precisamos nos livrar dos nossos medos para experimentarmos esse Amor incondicional.


Podemos carregar nossos medos nos braços e levá-los junto conosco na nossa experiência! Uma vez que entramos na energia do Amor e encaramos os nossos medos, percebemos que eles revelam as ilusões que eles sempre foram e assim, tudo o que resta é o Amor!


Medo e Amor não podem ocupar o mesmo lugar! Escolha olhar para os medos e veja neles onde está o amor ali!

O poder do amor!


Longe de ser uma energia simples, o amor é denso, repleto de camadas e nuances. Uma força profunda da alma ligada ao campo do coração, portanto não é algo que podemos nos tornar, mas sim uma energia que já somos em valor absoluto!


O medo e nossas emoções.


Muitas vezes, o medo deriva do desconhecido, independente de qualquer natureza, ele surge daquilo que não temos domínio. Nestes casos, a recomendação é questionar: como eu faço?


Vamos ao exemplo: “sinto medo da opinião dos outros”. Agora vamos desmembrar essa frase, como eu faço para lidar com esse medo da opinião dos outros? Existe uma origem que sustenta esse medo? Mergulhe na origem desse medo e sinta…talvez ali surja outra coisa: a insegurança de errar. O que ativa essa insegurança? Como eu faço para lidar com a insegurança?


Estamos chegando perto, a insegurança de errar pode ser uma urgência de ser aceito. De ter a sua presença no mundo aprovada, de ser visto e sentir que pode pertencer ao mundo sendo respeitado. Definitivamente, aquela hipótese de que as perguntas movem o mundo nunca esteve tão certa.


Aqui, já podemos usar a percepção da alma: alguém se sentiu inseguro com a minha presença, talvez a mãe ou o pai. Basta perceber isso, não precisa saber quem, às vezes nós mesmos não sabemos se deveríamos mesmo estar aqui. Como se faltasse uma aprovação ou autorização.


E quem autoriza você a estar no mundo?


Essa busca por pertencimento é inerente. Mas a resposta está na própria vida, é ela que autoriza a sua estadia no mundo. Não é a mãe ou o pai, eles PERMITIRAM, mesmo com os medos, dores, limitações e dificuldades que tiveram.


É nesse ponto que “travamos” bem cedo na vida e geramos a insegurança, por sentir que, em algum momento, alguém ficou inseguro de eu estar aqui.


Assim, acabamos por sentir insegurança se podemos viver do jeito que somos e, depois, obviamente o medo da opinião dos outros.


Se você existe, a VIDA superou todas as condições adversas desse homem e dessa mulher que são o pai e a mãe. A força da vida passou por cima de todas as inseguranças de qualquer pessoa da família e veio para você.


É como no caso de uma semente que caiu na terra, cresceu, deu um broto e hoje é árvore, não importa as condições do solo, se a árvore existe, ela existe!


Nela, corre a força de vida, independente se foi fácil ou difícil, amada, criada em estufa e protegida ou se nasceu mesmo no meio da floresta, com tempestades, secas e ventos. O que importa é que a árvore existe e tem força de VIDA!

Como acessar essa vida?


Vamos acessar esse poder vital que é muito maior e mais amplo, muito superior a qualquer medo. O coração que pulsa e o pulmão que respira, o sangue que circula é a PROVA de que você é autorizado a VIVER aqui, do seu jeito e apto a crescer. Afinal, é a VIDA que te autoriza a VIVER!


A fé quando encontra o medo!


A fé nada mais é que uma atitude, uma ação interna que nos permite uma conexão com a energia do espírito. É um movimento de entrega total das nossas intenções para a Consciência que tudo é e tudo sabe que repousa no genuíno tecido do amor.


Tão invisível como a fé, o medo também é um movimento energético, só que nos bloqueia ou paralisa. Medo é a não-ação, é algo fechado e nos coloca em posição de recolhimento.


Você já havia pensado quão próximos são esses conceitos? Ambos exigem que você acredite em algo invisível (não vemos fé ou medo atravessando a rua!) e a existência dos dois pedem para enxergar o que não se pode ver, ou seja, te chamam para perceber o que está “por trás” dos sentimentos.


São forças opostas como ímãs, pois a fé é um movimento que só conseguimos fazer na energia do Amor! Cabe a você, com Inteligência Espiritual, perceber o que mais se revela, o que você ainda não tinha visto!


Desta maneira, podemos entender que a fé e o medo não podem existir juntos!

Informação que transforma | Entenda melhor aqui:

​Quando você mergulha no tecido do Amor e movimenta sua energia (fé) para entender o caminho do seu coração, o medo some. Isso acontece, pois o que se revela é o oposto do medo e é exatamente o caminho que você tem que seguir. Por isso fé e amor não coexistem com o medo!

O amor e o medo, o apego e o desapego


“O tamanho do seu apego é o tamanho do seu medo, e o medo de perder revela a que distância você se encontra da luz”. A frase de Cristina Cairo mostra como a ligação do medo e do amor pode ser reveladora!


Para não sofrer nem sentir medo de perder, é importantíssimo o autoconhecimento. Tudo começa entendendo que, impor algo a alguém (ou para a vida!) faz com que na sua vida também surjam pessoas ou situações que impõem algo a você̂. ⠀


Lembre-se: querer que alguém pense como nós é um desrespeito com a natureza do outro. Nem sempre a vida vai seguir o ritmo que você idealizou, é preciso desenvolver Inteligência Espiritual para saber olhar o que está por trás dos medos, saber mergulhar no tecido do Amor e perceber tudo que se revela quando quando você domina como essa comunicação energética funciona.


Uma forma bem prática de você experienciar mudança de estado de consciência e a energia do Amor é fazer algo com uma real intenção em gerar benefício a alguém. Quando você̂ perceber que gerou felicidade para outro, isso muda sua bioquímica, gera sentimentos de bem-estar e esse nível de consciência elevado também muda a sua forma de ver a vida!


Saúde emocional e a felicidade plena é questão de equilíbrio.


Se você chegou até aqui, parabéns! Ao terminar esse artigo, seu desejo por saber como fazer para achar soluções elevadas e transformar emoções se renovou. Você pode compreender a extensão da energia do amor, a força da fé e como o medo pode paralisar e ao mesmo tempo ser revelador!


Agora você possui novas ferramentas e recursos para construir uma rotina melhor, uma vida mais feliz e relações mais saudáveis.

O que você deve levar desse conteúdo?


Preparamos um resumo especial para sintetizar todo conteúdo deste artigo. Use esse momento para colocar em prática as informações.

  • Pergunte ao “medo”: como eu faço? Mergulhe na energia do Amor e perceba o que se revela, o oposto do medo. Sinta esse novo caminho ressoando no seu coração, mostrando como uma bússola, novas ações.

  • Experimente e sinta a mudança das suas emoções. Treine também para mudar a sua bioquímica das emoções, gerando benefício genuíno aos outros.

  • Observe! Essa mudança emocional positiva ajuda na sustentação de seus novos pensamentos e atitudes da mesma forma que o caminho inverso é verdadeiro: qualquer mudança de pensamentos e atitudes impactam nas emoções.

Quer ir além? Temos um convite para você!


Compreenda o poder do amor, trabalhe seus medos, fortaleça sua fé!


Conheça a Formação em Saúde Emocional e Inteligência Espiritual, um guia prático para transformação emocional e bem-estar. Com aulas online ao vivo, você terá um suporte especializado e profissional para trilhar uma jornada de evolução e autoconhecimento.


Clique no botão abaixo e confira todas as informações abaixo!


94 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page