top of page

Inteligência espiritual: uma qualidade pouco conhecida


Conhecer o poder da inteligência espiritual é uma trilha luminosa a se desbravar, sem possibilidade de volta, e que poderá transformar a sua vida. Logo, se você tem coragem de iniciar uma jornada de descoberta, crescimento e transformação, boas vindas!

Hoje, vamos falar sobre a inteligência espiritual, um caminho para alcançar realizações.

 
inteligência espiritual

A inteligência espiritual não é um luxo reservado a poucos, mas sim uma habilidade que todas as pessoas podem desenvolver. Essa inteligência não se limita às doutrinas religiosas; mais do que isso, encontra-se e expande-se em uma fonte universal de sabedoria que reside em nós, independentemente de nossa crença ou fé.


O que é a inteligência espiritual?

inteligência espiritual

Segundo Dana Zohar e Ian Marshall, reconhecidos estudiosos e autores no assunto da inteligência espiritual, ela “É um instrumento desenvolvido ao longo de milhões de anos que habilita o cérebro a descobrir e aplicar sentido na solução de problemas” (ZOHAR; MARSHALL, 2019).


Sendo assim, a inteligência espiritual é essa habilidade de conexão pessoal com o significado e o propósito da vida, com o todo maior ao qual pertencemos.


Essa inteligência é uma faceta intrínseca do nosso ser, uma forma de inteligência que transcende as preocupações mundanas, permitindo a exploração de um sentido mais profundo da existência, que nos conecta com o significado e o propósito da vida em um nível mais amplo do que a inteligência racional e emocional.


Compreendendo a saúde de forma integral

saúde integral

Tal conexão com o que é invisível - essa percepção além do material e do óbvio, a sensação de pertencer a algo maior do que podemos ver e tocar - é concebida como uma forma específica de inteligência que emerge como uma capacidade crucial para promover o equilíbrio mental e emocional. Não por acaso, estes também são aspectos essenciais para atingir o estado de completo bem-estar preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).


Ao considerar a inteligência espiritual como um componente fundamental para atingirmos a saúde integral, somos incentivados a integrar uma abordagem holística na compreensão de nossa vida e de nossa saúde em âmbitos mais profundos.


O desenvolvimento dessa inteligência original desempenha um papel vital em orientar nossas escolhas e ações ao longo da nossa existência, o que promove nossa saúde mental, emocional e até mesmo física, pois a partir das transformações internas fomentadas por essa nova compreensão da vida e dos acontecimentos, podemos despontar mudanças de hábitos e elevar nosso bem estar a patamares que, sem a inteligência espiritual, não podem ser alcançados.


A inteligência do coração

inteligência do coração

Pesquisadores do Institute of HeartMath, dedicaram seus estudos à comunicação coerente entre o coração e o cérebro, e explicam que o coração pode ser compreendido como um órgão inteligente. A inteligência do coração desempenha um papel crucial na regulação emocional e cognitiva, influenciando diretamente a qualidade de nossas experiências e decisões (MCCRATY et al., 2009).


Ao integrar as diversas perspectivas sobre inteligência espiritual, observamos uma convergência imprescindível: a inteligência espiritual, concebida como uma forma de sabedoria que incorpora aspectos cognitivos, emocionais e espirituais, pode ser vista como um facilitador da comunicação coerente entre o coração e o cérebro.


Essa comunicação harmoniosa entre as dimensões físicas e espirituais pode fortalecer nossa capacidade de tomar decisões alinhadas com nosso propósito e valores mais profundos, contribuindo assim para um caminho de vida mais significativo e equilibrado. Veja você, ao buscar em sua memória, algum momento em que você planejou e colocou em prática a “voz” do seu do coração. É assim que opera a inteligência do seu coração!


A importância da inteligência espiritual como caminho de vida

inteligência espiritual como caminho

A inteligência espiritual atua como uma ferramenta de resiliência diante dos desafios e das adversidades, oferecendo estabilidade e confiança para superar obstáculos. Assim, num mundo impermanente e de velozes mudanças, essa capacidade de transformação e adaptação torna-se uma habilidade indispensável.


Além disso, a inteligência espiritual amplia nossa visão sobre nós mesmos, revelando um propósito mais claro e contribuindo para que possamos sentir na pele a satisfação e a realização em nossas escolhas. Dessa forma, ela direciona nossas ações e decisões de maneira mais consciente e alinhada com nossos valores.


Portanto, à medida que mergulhamos mais profundamente nesse assunto, fica cada vez mais nítido porque a inteligência espiritual deve ser considerada um caminho valioso para as pessoas: ela oferece uma bússola que nos guia em meio às incertezas da vida. Por isso, é fundamental despertar essa capacidade tão valiosa que existe dentro de todas as pessoas.


E você, sabia que existe todo esse potencial valioso dentro de você?


Se você sente em seu coração uma vontade de saber mais, existe um caminho a se seguir. No livro Inteligência Espiritual como Caminho, você encontrará histórias fantásticas de superação e decisão, de pessoas comuns como eu e você, que lhe instrumentarão para utilizar, na prática, a inteligência espiritual e como ela é o caminho para enxergamos além do óbvio e construirmos uma vida de realização.





 

Referências

MCCRATY, Rollin et al. The Coherent Heart: Heart–Brain Interactions, Psychophysiological Coherence, and the Emergence of System-Wide Order. Integral Review, California, v. 5, n. 2, p. 11-115, dez. 2009. Disponível em: http://www.integral-review.org/issues/vol_5_no_2_mccraty_et_ al_the_coherent_heart.pdf. Acesso em: 12 out 2023.

ZOHAR, D.; MARSHALL, I. Qs: Inteligência espiritual. 7a ed. Tradução: Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2019.

68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page